O fluxo de caixa e a precificação têm uma relação direta com a lucratividade. A velocidade do fluxo de caixa, de onde vem e para onde vai, formam a base da lucratividade. Entender seu fluxo de caixa significa entender o funcionamento interno do seu negócio. Dito isso, vamos às dicas.
Ao invés de definir um PEDIDO mínimo, que tal definir um valor mínimo? Os preços mínimos evitam muitas conversas realmente chatas com clientes que querem apenas algumas camisetas. Geralmente funciona a favor da loja também. “Sim, claro, vamos estampar 7 camisetas para você. Mas vai custar X reais ”, diz a loja. E o cliente tem que pegar ou largar. Em muitos casos o valor mínimo é mais “aceitável” pelos clientes do que o pedido mínimo.
Quando tudo ao seu redor está com os preços subindo, parece lógico que as pequenas empresas façam isso também. Aumente os seus preços e encontre em seu negócio algum serviço que não lhe custe nada e inclua isso como um extra “gratuito” ou como desconto. Quem diz não a coisas grátis?
Receber o pagamento adiantado é uma alavanca crucial que qualquer empresa pode usar para reduzir os problemas com o fluxo de caixa. Não há nenhuma razão real para que uma gráfica aja como um banco e retenha milhares de reais em roupas para clientes que ainda não pagaram. Claro, existem exceções notáveis (e, ironicamente, os maiores clientes solicitam os prazos mais longos) como escolas e agências governamentais – mas ainda existem outros clientes que podem realizar o pagamento imediato.
Repetir o que você sabe que funciona é uma boa estratégia. Com isso em mente, é bom ter uma lista concreta dos trabalhos mais bem-sucedidos: Projetos, Clientes, Colaborações, Técnicas de marketing, Patrocínios, Eventos, melhores produtos, melhores fornecedores… e assim por diante
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